Guide 5.0 – Conheça as mudanças na Pathfinder Society

Guide to Pathfinder Society Organized Play (PFRPG) PDFOlá pessoal. Aqui é seu Venture Captain se esforçando para tornar a mudança mais prática para todos. Pessoalmente eu recomendo que todos baixem o novo guia e leiam com calma (principalmente os GMs) e depois procurem tirar suas dúvidas. Mas como eu sei que existe muita gente apressada no mundo (e gente que não lê inglês), vou tentar fazer um resumo dos principais pontos e tentar elucidar as consequências que as mudanças acarretarão e o que vai de fato afetar a nós brasileiros (e porque não, também nossos patrícios de Portugal) .

O link para o novo guia está aqui: http://paizo.com/products/btpy84k4

(Se voce já tinha o Guide to Organized Play na sua lista de Downloads, é só baixar o mesmo que vai chegar a versão mais nova, junto existe um resumo bem completo das mudanças. A versão final só sairá no dia 14, mas só vai haver algumas pequenas erratas).

  1. Apenas o Core Rulebook e o Guide to Organized Play estão na lista do Core Assumption. Isso significa que agora oficialmente um jogador precisa comprar apenas o PDF do Core Rulebook (que custa 10 dólares) para jogar na Society. Isso facilita para os brasileiros, mas ainda exclui muita gente que não tem um cartão internacional.
  2. Agora você não pode mais adicionar uma chronicle sheet ganha jogando com um personagem pronto acima do primeiro nível (os pregens) a um personagem de nível igual ou maior que o pregen que você jogou. Essa deve ser uma mudança para desincentivar o uso excessivo de Kyra quando falta um Healer no grupo e assim forçar o grupo a se virar com seus próprios personagens. Ainda não chegamos a esse nível de metagaming no Brasil, mas muita gente ainda esquece os personagens em casa e isso pode a ser um problema (os pregens nível 1 ainda podem ser usados para crédito para outros personagens nível 1 normalmente).
  3. Até agora, Aasimar, Tiefling e Tengu continuam opções válidas para quem tem os livros que os contem. Eles apenas clarificaram que quaisquer outras raças estão proibidas sem a presença de uma chronicles sheet com um boon que permita o uso de tal raça.
  4. As facções Latern Lodge e Shadow Lodge foram retiradas. Mas para quem acompanhava o lore (ou os blogs) isso não foi uma surpresa.
  5. Foram adicionadas as regras de retreino para quem possui o Ultimate Campaing. Basicamente voce gasta um ponto de prestigio por dia de treinamento.
  6. Agora quando voce está rejogando um cenário para completar uma mesa. Você ganha uma chronicle sheet sem valor de xp, gp, ou prestigio, apenas para registrar os gastos de recursos e consequências para o personagem. Ou seja, acabou a imortalidade do replay, quando se podia pegar um jogador maroto que já tinha jogado a aventura e basicamente gastar todas as suas poções e morrer sem consequência alguma para o personagem.
  7. Agora jogadores quem tenham estrelas de recompensa como GMs, podem rejogar ou remestrar uma aventura valendo uma nova chronicle sheet para cada estrela que possuir. Aqui no Brasil ainda não chegamos a ter esse problema de querer jogar “valendo” uma aventura novamente, mas essa é uma mudança para incentivar que mais jogadores mestrem aventuras e ganhem créditos.
  8. Agora os jogadores podem pagar usar seus recursos para pagar uma ressurreição por si só. Todas as condições devem ser removidas no final de uma sessão, se não o personagem será reportado como morto. Novamente algo mais difícil de acontecer, porque ainda jogamos pouco com jogadores desconhecidos a ponto de deixar o personagem dele para trás durante uma aventura. Mas posso ver como é uma medida que vai evitar muitos desentendimentos.
  9. A mudança no sistema de Boons para os leitores dos romances vai ser oficializada. É uma mudança bem grande e complexa, mas basicamente é algo que visa incentivar comprar os romances do Pathfinder.
  10. Agora se você realizar uma re-rolagem gratuita (geralmente obtida indo para o jogo vestido com uma das camisas com o simbolo da facção ou outras camisas vendidas pela Paizo, você adicionará o numero de estrelas que você tiver no seu cartão de membro da Pathfinder Society (que por sua vez você obtêm mestrando) ao d20 da re-rolagem. Uma mudança que visa vender camisas e incentivar que mais pessoas mestrem. De todas as mudanças, essa deve ser a mais polemica por praticamente ser um caso de pagou-ganhou, mas como ainda está ligada a contribuição dada a organização, pode ser aceita.
  11. Agora você precisa aplicar a sua chronicle sheet apenas e quando ele chegar no nível do pregen usado para obte-la. Essa é uma mudança muito burocrática. Não sei ao certo o porquê dela, mas acho muito difícil ficar verificando e fazendo o cruzamento de informações de quando e como cada chronicle sheet foi obtida. Mas regra é regra, vamos tentar seguir (eu mesmo tenho uma porção de chornicles sheet soltas). Lembre-se que se voce jogou uma aventura tier 3 com um pregen nível 4, você só pode aplicar a chronicle sheet quando o personagem chegar no nível 4 e não no nível 3.
  12. Agora será possível fazer day job checks quando se jogando em módulos ou em adventure paths. Confesso que eu nem tinha notado que isso não era possível. Ainda bem que isso só aconteceu uma vez, com um jogador e ele só tinha ganho 1 gp.
  13. O fim das missões de facções. Isso mesmo. Agora quando se jogando nas temporadas de 0 a 4, o mestre não é obrigado a entregar as missões (mas pode apenas como um extra que não vale nada). O ganho de prestigio será independente delas (ainda não ficou claro se será possivel ganhar apenas 1 ponto ou se os 2 pontos estarão sempre garantidos. Na quinta temporada em diante, haverá o objetivo principal da aventura que garantirá o primeiro ponto e um objetivo secundário que garantirá o segundo ponto. Poderá acontecer de aventuras terem uma missão para uma facção especifica e essa missão ficará no lugar da missão secundária, mas isso só compreenderemos melhor jogando a quinta temporada. Pessoalmente, sentirei muita falta delas, mas será uma enorme economia de impressão.
  14. Porque as missões de facção acabaram, agora seus personagem serão penalizado por seus atos. Anteriormente havia uma isenção de aligment(tendência/alinhamento) para atos realizados para cumprir a missão de facção. Agora qualquer ato maligno realizado por um personagem, será levado em consideração. Portanto, acabou a moleza.
  15. Agora os personagens receberão ouro pelo subtier que eles são e não pelo que eles jogaram. Ou seja, personagens do quinto nível jogando aventuras do tier 1-2 receberão como nível 5, enquanto jogadores nível 1 jogando aventuras tier 4-5 continuarão recebendo como nível 1. Estava acontecendo muito bulling nas mesas ianques para forçar os iniciantes a jogarem em tiers mais elevados e essa medida visa contrabalançar isso. Infelizmente os justo pagarão pelos poucos.
  16. As novas Chronicles Sheet receberão um novo design e agora a compra e venda de itens será feita pela novíssima Inventory Track Sheet (presente no novo guia) e darão mais espaço para boons e outras coisas que estarão nas novas chronicles sheets. O pessoal tem pedido muito por um resumo da aventura, mas eu acho que será mesmo o sistema avançado de boons que virá por ai. De qualquer jeito, a galera gostou muito da ITS, pois o espaço de itens antigo era mesmo minusculo.

É isso pessoal. Agora baixem seus guias e vamos discutir as mudanças nos fóruns.

Anúncios

2 ideias sobre “Guide 5.0 – Conheça as mudanças na Pathfinder Society

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s